quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Extintor ABC

O QUE É EXTINTOR DE INCÊNDIO ABC ?
 Um incêndio se caracteriza pelo tipo de material em combustão e pelo estágio em que se encontra. Existem 3 classes de incêndio mais comuns, identificadas pelas letras “A”, “B” e “C”.

O novo tipo de extintor, com pó ABC apaga os três tipos de incêndio. Com ele, você não precisa identificar a classe do fogo antes de utilizar o equipamento.

Classe A: Ocorre em materiais sólidos, como: plásticos, borrachas, madeiras, tecidos, etc...

Classe B: Ocorre em líquidos inflamáveis, como gasolina, óleo, álcool e querosene.

Classe C: Inicia-se em equipamentos elétricos energizados, como bateria, alternador e outros equipamentos da parte elétrica do veículo.

QUAIS AS VANTAGENS ?

a) Segurança ao operador. O pó ABC apaga todos os tipos de incêndio em carros com mais eficiência. Ele é capaz de apagar chamas de até 2 metros (1-A) em sólidos, e 4 metros (5-B) em líquidos inflamáveis.

b) Validade de 5 anos.

c) Garantia de qualidade por parte dos fabricantes

d) Comodidade para o usuário, que passa um grande período sem preocupações.

ESTE PÓ QUÍMICO É PREJUDICIAL À SAÚDE OU À NATUREZA ?

O pó ABC, largamente utilizado na Europa e nos EUA, não é nocivo à saúde. Seu principal componente, o fosfato monoamônico, é um produto muito utilizado na produção de fertilizante agrícola. Após a utilização de um extintor ABC, recomenda-se apenas ventilar o local e as áreas atingidas.

POR QUE ESSA EVOLUÇÃO FOI NECESSÁRIA ?

Porque 90% dos incêndios que se iniciam no compartimento do motor (classes B e C) passam para o painel, o carpete e o estofamento (classe A) onde estão os passageiros do veículo.

IMPORTÂNCIA DO EXTINTOR

1) Por que o extintor é obrigatório em veículos ?

Assim como o cinto de segurança, o encosto de cabeça, o retrovisor direito e outros itens de segurança, o extintor de incêndio pode salvar vidas. Por este motivo, ele é um item obrigatório desde 1968.
2) Mas carro pega fogo mesmo ?

Sim. Segundo o Corpo de Bombeiros, 7 carros pegam fogo por dia. E isso são apenas as ocorrências registradas. Nenhum veículo está imune porque a causa do incêndio não costuma estar ligada à idade ou ao modelo do veículo.

3) Estatísticas de Incêndios no Estado de São Paulo :

Automóveis = 76 %

Outros = 24%

4) Como descartar este novo extintor que não é recondicionado ?

Os pontos-de-venda vão receber e encaminhar os extintores para a correta destinação, conforme a legislação ambiental vigente em cada localidade.

COMO VERIFICAR SE O EXTINTOR ESTÁ EM BOAS CONDIÇÕES ?

O extintor não pode apresentar sinais de ferrugem ou amassamento. Deve-se checar se o ponteiro do indicador de pressão está na faixa verde e se não apresenta sinais de envelhecimento ou umidade. O lacre de segurança também deve estar intacto. Ele é a sua garantia contra eventuais defeitos.




3 comentários:

Anônimo disse...

Tenho que discordar sobre o título, este extintor não é novo como informado, já existe há mais de 15 anos

Anônimo disse...

pode até ser antigo, mas esse tipo de informação é sempre bem vinda

Valente! disse...

tem razão, corrigido!