segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Algumas dicas para recuperar o controle da sua saude e do seu bem-estar


O mais valioso bem é a nossa saúde. Sem a nossa saúde, não seriamos capazes de conseguir as coisas que queremos na nossa vida, ir aos lugares que sempre sonhamos, fazer as coisas mais extravagantes e arrojadas.Ao longo das últimas décadas, à medida que vão abrindo cadeias de fast-food ou “comida falsa” como eu lhes costumo chamar e sendo criadas novas comidas artificiais, mais e mais pessoas têm aderido a tais opções tendo esquecido a importância dos seus templos (corpo).


Esses hábitos de alimentação bastante pobres em valor nutricional e ricos em gorduras, calorias, sal e açúcar, juntamente com um estilo de vida em que o stress e sedentarismo predominam, têm criado um aumento em algumas doenças e falta de performance física no organismo. Devido a tudo isto maior parte da população perdeu literalmente o controle do que se passa no seu corpo e saúde

Já a algum tempo tenho vindo a interessar-me em tudo o que possa ser utilizado para obter uma vida mais saudável e que permita ao meu corpo funcionar como deve. Por isso mesmo tenho-me concentrado na prevenção porque é mais fácil prevenir do que remediar.

Estas são algumas dicas para que possa retomar o controle da sua saúde e que lhe permitem alcançar bem-estar.

1. Conheça os seus motivos:

Se procura ficar mais saudável, em forma e ter um aspecto mais jovem, então tem de conhecer os seus motivos. Se estiver familiarizado com algum guru da área do desenvolvimento pessoal, pode já ter ouvido falar de Tony Robbins e da sua obra onde afirma que não importa qual é a meta que definiu, pois quantas mais razões tiver para a realizar, mais se vai convencer que a quer alcançar e ai vai ser mais fácil vencer a inércia. Porque é que você deseja mais bem-estar agora e não antes? O que é que tem causado esta mudança? E até que ponto está empenhado?

2. Crie o seu plano de bem-estar:

Quando tiver a certeza que quer dedicar algum tempo, energia e recursos para recuperar a sua saúde e melhorar o seu bem-estar geral. Criar o seu plano exige saber exactamente como gostaria que parecesse, sentisse ou fosse, a sua saúde e o seu corpo daqui a 1-5 anos e então dividir essa visão em pequenas metas mensais de nutrição, exercício e algo mais que seja necessário para concretizar as suas metas.

3. Livre-se das suas influências negativas:

Já alguma vez tentou melhorar algum aspecto da sua vida e por muito que tentasse, parecia que nada funcionava? É normal, porque você não eliminou as energias negativas nem as coisas que se estavam a opor à mudança. Por exemplo se para si comer batas fritas e biscoitos são duas coisas negativas para atingir a sua meta mas continua sem resistir, você está a afastar-se progressivamente do seu objectivo. Faça uma lista das coisas que está a tolerar na sua vida, coisas que você sabe que não deve fazer ou ter mas ainda as está a fazer. E comece lentamente a reduzi-las até finalmente conseguir livrar-se delas.

4. Mantenha-se hidratado:

Durante o nosso sono, quando respiramos, através da urina e transpiração perdemos muitos líquidos por isso é muito importante que diariamente reponha os líquidos que vai perdendo. A vitalidade das nossas células vem essencialmente da água e são as células que garantem que o nosso corpo funciona da forma correcta. Sem água, as nossas células começam a murchar tal como as plantas sem água. O nosso corpo é composto por cerca 70% de água tal como o nosso planeta por isso devemos consumir água suficiente para manter o nosso corpo hidratado e para possibilitar ao organismo a libertação das toxinas que vão sendo acumuladas diariamente. Coma bastante fruta e verduras pois são ricos em água.

5. Descanse o suficiente:

Sem dormir, o relógio biológico do nosso corpo perde o seu ritmo e começa a falhar, causado hábitos pouco saudáveis. Descanse bem e de forma consistente todos os dias. Tente ser consistente com os seus horários para que o seu organismo consiga criar uma rotina.

6. Exercite-se pelo menos 30 minutos por dia:

Este artigo não seria sincero se não incluísse o exercício físico. O exercício físico coloca o seu corpo em movimento, a sua circulação e a sua energia. Se é uma pessoa atarefada e não tem muito tempo, pode sempre separar os 30 minutos em 2 ou 3 blocos de tempo podendo assim fazer um pequeno intervalo no seu trabalho para ir calmamente adquirindo o hábito de exercitar o seu corpo.

7. Coma devagar:

O movimento “Slow Food” fala da importância que tem comermos a nossa comida devagar para ajudar a digestão, podendo também apreciar com mais prazer as suas refeições. Estudos recentes revelaram que comer mais devagar pode fazer com que se sinta saciado com menos quantidade de comida ingerida.

8. Não coma demasiado:

Coma apenas até se sentir satisfeito. Não coma demais nem se empanturre com comida. Coma de forma equilibrada e até o seu estômago se sentir cheio. Você pode sempre comer qualquer coisa saudável mais tarde e isso é melhor do que comer demais.

9. Mantenha um diário de alimentos:

Uma da melhores maneiras de garantir que se mantém saudável e que não se desvia da sua meta é manter um diário dos alimentos que ingere, assim vai estar sempre consciente de tudo o que realmente comeu. Aponte tudo o que como e bebe a cada refeição e entre refeições, aponte também o tempo que dedicou ao exercício físico.

Ai tem 9 dicas para assumir novamente o controlo da sua saúde e do seu bem-estar. Se você está realmente determinado tente integrar pelo menos 5 destas dicas na sua vida, para quem não vê como prioritária a sua saúde o bem-estar, tente apenas 1 delas.

Ficar saudável, melhorar a sua forma física e recuperar o aspecto jovem é suposto ser divertido, por isso garanta que mantém a alegria e que se diverte enquanto progride.

Um grande abraço.




Nenhum comentário: