segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Mudança de atitude e bom humor tornam possível desfrutar dos prazeres da vida profissional


Com uma atitude mais positiva, o trabalho pode se transformar em uma das maiores fontes de prazer, desenvolvimento e conquistas pessoais ao longo de sua vida, e quando a pessoa assume que pode e deve desfrutar de sua atividade ou profissão, consegue simplificar as tarefas que tem de realizar diariamente e as enfoca de um modo mais criativo e produtivo.

É o que afirmam vários psicólogos trabalhistas, convencidos que a fábrica, o escritório e o balcão podem se transformar em uma fonte de felicidade e alegria, o que é respaldado por diferentes estudos.

Estes psicólogos consideram que, apesar dos sacrifícios e contratempos, o trabalho é uma fonte de realização pessoal e um campo no qual as capacidades das pessoas alcançam seu maior desenvolvimento e plenitude.

Trata-se de uma atividade que pode ser muito estimulante e gratificante, caso se leve em conta que as metas profissionais podem ser atingidas e que todo trabalho fornece algo ao bem comum.

"Existem muitos estudos sobre os conflitos entre trabalho e família, mas quase não existem pesquisas sobre como o bom ou mau humor afeta os resultados dos trabalhadores", assinala Nancy Rothbard, professora de Gestão da Universidade Wharton, uma das principais escolas de negócios para executivos dos Estados Unidos.

Atitude positiva e produtiva

Esta especialista e a professora Steffanie Wilk, da Universidade Estadual de Ohio, pesquisaram quais eventos e mudanças de humor têm mais efeito sobre os resultados profissionais, e quais são os que modificam o humor das pessoas no começo do dia ou os que causam altas e baixas no estado de ânimo à medida que o dia avança.

Em seu estudo, comprovaram que tanto o estado de ânimo positivo como negativo afetam a produtividade do trabalhador, mas que o efeito do bom humor é muito mais poderoso.Além disso, descobriram que o humor com que se chega ao trabalho tem um impacto positivo maior sobre o estado de ânimo do resto do dia e sobre os resultados obtidos no local de trabalho.

Para Rothbard, isto sugere a possibilidade de melhorar os resultados de um negócio ajudando os funcionários a superar problemas pessoais que afetam seu ânimo, como explicando a eles como minimizar as dores de cabeça do trânsito das grandes cidades ou dando conselhos de como solucionar seus conflitos familiares.

Um exemplo de como uma pessoa pode se divertir e render mais no trabalho, sentindo-se à vontade em sua profissão, é dado pela companhia aérea Southwest, uma das mais bem conceituadas do mundo, entre outras coisas devido à atitude relaxada e ao bom humor de seus funcionários, que acaba sendo percebido pelos passageiros.

O Binômio trabalho-humor

Nesta empresa, o pessoal de check in do aeroporto costuma comentar com os clientes sobre a qualidade do suco de laranja, as aeromoças representam com desenvoltura as instruções sobre as saídas de emergência e os pilotos costumam fazer brincadeiras com os passageiros.

Segundo o psicólogo José Vicente Soldevila, da Associação Espanhola para a Pesquisa e Desenvolvimento da Psicologia do Humor, "através do riso se cria um ambiente de equipe que faz com que o trabalho seja mais produtivo. O binômio trabalho-humor existe", assinala, acrescentando que "o riso só traz benefícios, porque uma equipe que joga unida, permanece unida".

Segundo este analista, "para que uma empresa funcione é preciso potenciar o talento natural das pessoas para que possam otimizar melhor os resultados e tirar mais proveito de seus recursos. E isso pode ser atingido com a ajuda do riso". Este psicólogo criou um sistema "para trabalhar com bom humor, como uma alternativa para conseguir que a equipe se comunique melhor, resolva os problemas de forma rápida e eficaz, e esteja motivada e à vontade".




Nenhum comentário: