sábado, 5 de junho de 2010

Canibalismo: Curso de sobrevivência na China? Não!

Anda rolando na internet  uma série de fotos num email gigantesco, de pessoas que "dizem" ser canibais!


Nas imagens temos o que seria um curso de sobrevivência na China, mostrando cerca de dez ou doze pessoas no que parece ser um cemitério abandonado, cortando em pedaços e COMENDO um cadáver. As fotos são pra quem tem estômago forte.

Quer ver? Estão no fim do post.

Tem gente que não aguenta ver até o final. Eu que já vi até cabeça de bacalhau, que consigo ver 2 girls and 1 cup tomando sorvete de chocolate, não me impressiono tão facilmente. Dei uma boa olhada e de fato, os caras estão mesmo cortando defunto em bifes.

Saca só o tamanho da alcatra:

Se bem que tá mais pra um coxão mole que pra uma alcatra, hehehe




E de fato, nas fotos os caras estão ali, cortando, cozinhando e até comendo.

Daí que qualquer sacana mal intencionado pega isso e cria um problema diplomático. As pessoas pensam que Chineses comem gente. Então, vamos por partes (piadinha infame, eu sei):

Primeiro: Esse morto aí é de verdade.

Segundo:Ele está sendo dissecado descarnificado. Verdade também.

Terceiro: Num cemitério mesmo.

Quarto: Não há montagem aqui. São fotos reais.

Mas…

Há algum Chinês aí? Não. Os caras que foram apontados como chineses são tailandeses. E são da Sawang Boriboon Foundation, que é um grupo formado por voluntários tailandeses para o atendimento de situações de emergência como acidentes, incêndios e enchentes. A fundação também participa de trabalhos de limpeza de cemitérios e preparação de cadáveres para rituais budistas. Sacou o negrito? Pois é exatamente isso que as fotos mostram. Os voluntários ajudando a limpar um cemitério, preparando o corpo do indigente para uma cremação digna.

Se há algo de bizarro que podemos criticar aqui é como alguém corta um defunto que já deve estar apodrecendo a poucos centímetros do prato de comida. Mas ainda assim, não estamos diante de um dos maiores tabus da humanidade. Os caras não são canibais.

É intrigante pra mim como que as pessoas pegam essas fotos e espalham entre elas, alegando que se trata de canibalismo.

Como que alguém pode imaginar que isso é um curso de sobrevivência, minha gente? Todo mundo de branco? Sobrevivência em cemitério? O site Hoax buster foi claro em desmentir os fatos que vem sendo espalhados no email.

Essas fotos foram feitas na cidade de Pattaya, Tailândia durante uma cerimonia budista de exumação dos corpos de indigentes, de pessoas de identidade desconhecida ou sem parentes próximos.

Os caras estão mesmo comendo nas fotos, mas não é o morto. A sugestão de que isso está acontecendo está no texto, não nas fotos. Foi um ato maldoso alegar que eles estão comendo o pobre do defunto, e isso reflete em parte o preconceito dos ocidentais contra os orientais. Tudo bem que os Chineses comem cachorro, comem animais vivos, silvestres ou não. Eles já foram acusados injustamente até de comer fetos humanos. Isso é tudo mentira. É uma generalização sacana que as pessoas incorrem por ignorância. Pensar que as pessoas comem bebês ou defuntos porque são chineses é a mesma coisa que pensar que toda brasileira é piranha.

A galera recebe, fica chocada e repassa pra todo mundo que conhece. E a ignorância vai se espalhando. O nome disso é hoax.

Não é por aí. Eu acho que antes de repassar fotos bizarras e grotescas, convém dar uma pesquisada antes para se certificar de que o fato é real.

As pessoas ficam tocadas em imaginar pessoas comendo cadáveres de semelhantes. Mas isso acontece mesmo. Não só em situações de emergência, como naquele filme -baseado no caso real – “Vivos”, ou em situações de desespero. O ser humano é em última instância um animal, é parte da natureza e o canibalismo é um mero mecanismo de sobrevivência.

O que pode ser repugnante para alguns, para outros é normal. É parte da vida. Por exemplo, existem pessoas que comem cadáveres mesmo, na Índia. Eles são tão pobres que se alimentam dos restos de carne que sobram das pessoas que são cremadas na beira do Ganges. Ocorre que famílias muito pobres não tem rúpias para comprar madeira de boa qualidade. Como resultado, o cadáver não queima completamente e esses miseráveis, que estão na sola do sistema de castas, sobrevivem da antropofagia. Em outras situações, são os Agori Saddhus que realizam o macabro ritual de ingerir restos humanos por razões religiosas.



Pessoalmente não consigo ver em que comer um ser humano possa ser tão repugnante. É carne. O ser humano se acha no direito de comer a carna dos animais, por que comer a carne de outro ser humano seria algo tão horrendo? Eu sei que o lance do tabu tem um peso forte, há também as questões ocidentais-religiosas e etc. Mas eu pessoalmente não vejo uma diferença tão grande entre comer carne de gente e comer um bife de contra-filé de boi. (o que significa que antes de atravessar a Cordilheira dos Andes num avião junto comigo, você deve pensar duas vezes, hehehe.




Nenhum comentário: