segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Criatura com incrivel poder de se multiplicar

Olha só este video. Nele, uma criatura que mais parece uma lesma é fatiada em vários pedaços, e para espanto das pessoas no auditório em pouco tempo cada fatia da criatura se torna um novo indivíduo, com olhinhos e tudo.



Impressionante, não?

Mas que criatura é esta que tem o poder de se multiplicar assim? Trata-se da planária. Ela é um animal da classe platelmintos que envolve cerca de 3000 espécies. As planarias existem em uma grande variedade de tamanhos que vão do microscópico a cerca de 60cm. A maioria das espécies é carnívora ou necrófaga. Podemos encontrá-la vivendo em córregos, lagos e lugares úmidos. Apresenta cílios no ventre que auxiliam a locomoção. Alimenta-se de moluscos, de outros vermes e de cadáveres de animais maiores.

Segundo a Wikipedia, no Brasil existem diversas espécies de planárias, merecendo destaque as do gênero Geoplana (ordem Seriata, família Geoplanidae), com cerca de 75 espécies descritas no país e que atingem em torno dos 10 cm de comprimento.

Esses animais são hermafroditas e sua estrutura corporal é incrivelmente simples. Tão simples que elas não tem sequer tubo digestivo. A digestão desses animais bizarros é feita inicialmente no exterior das células através de enzimas e posteriormente no interior de células especializadas. O sistema nervoso é difuso, em forma de rede, e centrado num cérebro ganglionar. Os olhinhos do bicho não são funcionais mas tem percepção da luz através de um, dois ou três pares de ocelos. Calcula-se que esses animais surgiram provavelmente entre 1 bilhão e 600 milhões de anos atrás.




Um comentário:

Daniel disse...

BOm achar blogs interessantes e bem escritos como esse! Obrigado!