sábado, 19 de dezembro de 2009

Ação Triângulo transforma óleo usado em cidadania

A ONG Ação Triângulo faz do óleo de cozinha instrumento para incorporar no cotidiano das pessoas a preservação do meio ambiente urbano, a inclusão social, o consumo consciente e o desenvolvimento econômico.


A Ação Triângulo nasceu há três anos, na cidade de Santo André (SP), com o objetivo auxiliar na diminuição das agressões ao meio ambiente, estimular a inclusão social, o consumo consciente e o desenvolvimento econômico, de forma sustentável.

A ONG, que também é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), realiza um trabalho de conscientização ambiental e reciclagem por meio da campanha “Limpe sua Casa, Recicle Óleo de Cozinha”, realizada porta a porta por agentes ambientais treinados na própria instituição.

Atualmente mais de 15 mil residências são atendidas pela campanha que tem como principal objetivo incorporar no cotidiano dos moradores as noções de preservação do meio ambiente urbano. A partir do próximo mês, com o patrocínio da Petrobras, a Ação Triângulo ampliará o seu raio de atuação e, até janeiro de 2006, estará abordando mensalmente 60 mil residências.

Além de coletar o óleo casa a casa, os agentes também são propagadores de importantes informações ambientais. Todos os dias a equipe parte para a abordagem, numa logística em que cada casa recebe a visita do agente ambiental uma vez por mês, numa ação continuada e sem prazo para encerrar. Com isso, cria-se uma proximidade da comunidade com os agentes ambientais, que conseguem passar a sua mensagem e provocar a mudança de hábitos na população.

Arrecadação – Todo o óleo arrecadado nas residências vai para uma usina, montada na própria sede da Ação Triângulo. Lá, por meio de um trabalho de inclusão social, jovens de comunidades de baixa renda transformam o óleo vegetal usado em sabão e sabonete.

Esses produtos, elaborados a partir do processo de reciclagem, são comercializados em empresas e residências. O objetivo dessa venda é garantir que cada equipe de agentes alcance sua auto sustentabilidade, enquanto promove o consumo consciente.

E não é só o óleo que passa pelo processo de reciclagem. A Ação Triângulo também recicla o papel – doado por empresas – que serve de embalagem para os seus produtos.

Outros materiais coletados pela Ação Triângulo são as pilhas e baterias de celular usadas. Por representarem grande risco ao meio ambiente, os agentes ambientais orientam os moradores de que tanto as pilhas como as baterias devem ter um descarte correto e por isso, arrecadam o material e o encaminham aos fabricantes.

Mais informações: www.triangulo.org.br




Nenhum comentário: