quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

O preço da renuncia do prazer

Nesse mundo muitas são as coisas que o homem deseja, e para alcançar algumas delas tem de renunciar a outras, mesmo que essa renúncia lhe doa. Dizia Aristóteles que não há nada que nos seja sempre agradável.
Qualquer escolha traz consigo uma exclusão. Por isso é importante acertar quando se escolhe, sem excessivo medo à renúncia, uma vez que nem sempre por detrás de qualquer atractivo está a felicidade. Tanto o prazer como a felicidade andam sempre associados à renúncia.
Também a solução não está na supressão de qualquer desejo, porque sem desejos a vida do homem deixaria de ser propriamente humana.. O homem humaniza-se quando aprende a suportar a adversidade, a abster-se daquilo que se pode mas não se deve fazer, assim melhoramos nossas vidas. Este é o preço que deve pagar a nossa inexorável tendência para a felicidade se quisermos alcançar aquilo que ela nos pode dar nesta vida
Da mesma forma que preservar a saúde exige um certo esforço nesse mundo, mas é graças a ele que nos sentimos bem, a castidade fortalece o íntimo do homem, proporcionando-lhe uma profunda satisfação. Quando não se cede ao egoísmo sexual alcança-se uma maior maturidade no amor, no qual a castidade sublima a intensidade dos sentimentos. Surge uma transparência luminosa no olhar e uma alegria radiante no rosto que conferem um atractivo especial.
- Nesse nosso mundo não existem demasiadas proibições na ética sexual?
Até aqui não falámos de proibições, mas sim de um modelo e de um estilo de vida positivo.
No entanto, embora a chave da ética não sejam as proibições, não podemos esquecer que qualquer ética pressupõe mandamentos e proibições. Cada proibição guarda e assegura determinados valores, que dessa forma são protegidos e se tornam mais acessíveis.
Essas proibições, se são acertadas, dilatam os espaços de liberdade de valores importantes para o homem. A moral não pode ser vista como uma simples e fria normativa que coarcta; e muito menos como um código de pecados e obrigações, mas servir de exemplo para que vivamos po melhor que o mundo tem a nos ofercer em nossas vidas!




Nenhum comentário: