quarta-feira, 12 de maio de 2010

As estranhas experiências de Brukhonenko

Contando ninguém acredita, mas no final de 1920 Sergei Brukhonenko conseguiu manter com vida durante 190 minutos a cabeça amputada de um cão. A cabeça do animal foi conectada a uma máquina coração-pulmão batizada por Sergei como o “autojetor”, um dispositivo que supostamente nutria a cabeça mantendo-a com vida.

Apesar das reticências médicas e do caráter bizarro do experimento, Sergei foi pioneiro na investigação e construção da primeira máquina coração-pulmão imprescindível posteriormente na cirurgia.

A carreira científica de Bryukhonenko foi bastante polêmica, rodeada de mal entendidos e acusações infundadas. Mas o tempo, como sempre, põe as coisas em seu devido lugar, e hoje as descobertas do cientista figuram entre os principais avanços da biologia e da medicina do século 20.

O experimento de Brukhonenko, uma das experiências mais bizarras da história, foi feito no final de 1928 ante uma audiência internacional de cientistas no terceiro congresso de fisiologistas da antiga URSS. A concorrência internacional abrangia todos os campos da ciência, e o circo mediático e propagandístico russo gostava de mecanismos populistas como este ensaio.



O cão de Brukhonenko ficou rapidamente famoso em toda Europa e inspirou o dramaturgo George Bernard Shaw:

"Estou inclusive tentado a ter minha própria cabeça cortada para que eu possa seguir ditando as obras de teatro e livros sem ser molestado pela doença, sem ter que trocar de roupa, sem ter que comer, sem ter nada mais que fazer a não ser produzir as obras de arte dramática e literatura".

Os videos abaixo são desaconselháveis pra quem não gosta de videos com animais.



Outra experiência do Brukhonenko, parecida com a anterior, só que dessa vez com corpo inteiro.



Infelizmente sim eles matavam os animais pra depois tentar ressucitar... A Crueldade humana da MEDO... até onde vamos ?




Nenhum comentário: